Institucional Produtos Blog Cotação Online Vídeos Trabalhe Conosco Contato Acesso Cliente

Informações fundamentais sobre manejo de gado que todo produtor deve saber

Ao longo das últimas décadas o manejo e a forma de criação do gado tem sofrido algumas mudanças. Uma das principais preocupações de criadores, pesquisadores e consumidores passou a ser o bem-estar dos animais. O motivo dessa mudança é que o tratamento humanitário aumenta a qualidade e a quantidade de carne produzida e também reduz custos de mão de obra.

Alguns pontos chaves de um bom manejo são alguns cuidados simples, como instalações planejadas e bem arejadas, sombreamento de pastagens e dieta nutricional personalizada, muitas vezes contando com vitaminas para bovinos.

 O manejo nada mais é do que a forma que os animais são tratados, com foco nos resultados que são objetivados pelo criador, pensando em todas as atividades cotidianas dos animais até a estrutura e segurança de trabalho dos profissionais envolvidos. Quanto mais profissionalizado o manejo, melhores serão os resultados.

Confira alguns pontos fundamentais de manejo de gado de corte:

– Melhorias focadas na qualidade de vida e bem estar do animal

Existem alguns cuidados que o criador de gado deve manter para ter um bom manejo, como evitar a fome, sede e desnutrição do gado, evitar o desconforto físico e estresse térmico, evitar doenças e criar condições que permitam as expressões normais de comportamento.

– Estrutura física adequada

Esse ponto refere-se tanto para os animais quanto para os colaboradores que fazem o cuidado diário do gado. Os estábulos devem estar sempre em boas condições estruturais e de higiene, com uma boa ventilação, umidade e luminosidade. É importante também manter os animais protegidos do sol nos horários de pico e ter água fresca sempre disponível.

– Treinamento e capacitação de colaboradores

É necessário que os funcionários tenham um bom treinamento sobre como utilizar corretamente as ferramentas de trabalho. Além de aumentar a própria produtividade do funcionário, um treino adequado vai trazer resultados melhores e reduzir o número de acidentes.

– Nutrição adequada

Quanto melhor for a qualidade da alimentação oferecida, ração e suplementos para bovinos, menores são as chances de baixo desenvolvimento ou doenças nos animais. A escolha da dieta facilita a rotina diária e avaliação dos resultados posteriores.

E aí, este post te ajudou? Esperamos que sim! Continue acompanhando nosso blog.