Institucional Produtos Blog Vídeos Trabalhe Conosco Contato Privacidade Compre Online

Uso de aditivos nutricionais na dieta de vacas leiteiras

Aditivos são microorganismos ou substâncias adicionadas à dieta propositalmente, que provocam mudanças metabólicas e influenciam de maneira positiva o desempenho dos animais, com ou sem o valor nutricional. Esses aditivos na dieta de vacas leiteiras atuam com o propósito de intensificar a qualidade, melhorando o desempenho do animal de forma segura e eficaz.

Independentemente de já ser comprovado os benefícios nas dietas dos ruminantes, a inclusão destes aditivos não corrige as falhas que podem existir no manejo alimentar. Outra finalidade de fazer a utilização das substâncias é efetuar ajustes necessários na dieta e fazer melhorias quando o manejo já foi adequado.

Existem inúmeros aditivos que são utilizados e estudados em dietas para vacas leiteiras, com diferentes potenciais e benefícios. As substâncias, que podem ser orgânicas ou inorgânicas, tem como principal mecanismo a fermentação ruminal, ora eliminando bactérias que prejudicam o sistema fermentativo, ora dando condições de crescimento para bactérias benéficas ao sistema – como é o caso dos ionóforos, leveduras, tamponantes, óleos essenciais, probióticos e enzimas – ou até mesmo proporcionando a proteção da saúde do animal.

Um destes aditivos que pode ser recomendado é o Vitallone Imunolac, o qual é associado a prebióticos, probióticos e betaglucana, para bovinos de leite em todas as fases, contendo ainda minerais orgânicos e mananoligossacarídeos (MOS). Seu propósito é contribuir para estimular o fortalecimento do sistema imunológico, como forma de aumentar a resistência aos processos infecciosos orgânicos, a redução de mastite e consequentemente a redução da contagem de células somáticas (CCS), bem como o incremento da produção de leite.

Os benefícios do uso de Vittallone Imunolac são:

– Diminuição dos casos clínicos e subclínicos de mastite;

– Diminuição da CCS;

– Redução do uso de antibióticos;

– Menor descarte de animais;

– Melhoria na qualidade do leite;

– Aumento dos sólidos totais;

– Incremento na produtividade que pode chegar de 10% a 30%;

– Redução das infecções e fortalecimento do casco;

– Redução de doenças no período pós-parto como: retenção de placenta, metrite e edema de úbere.

Este e outros produtos você encontra aqui na Basso Pancotte, em nossa Linha Veterinária. Receba nosso catálogo de Linhas Exclusivas, clique aqui para se cadastrar!