Institucional Produtos Novidades Cotação Online Vídeos Trabalhe Conosco Contato Acesso Cliente

Vacinas reprodutivas

Um dos principais problemas relacionados a reprodução de bovinos, são as doenças reprodutivas. As doenças podem ser causadas por diferentes agentes infecciosos resultando em prejuízos diretos na reprodução, como a ocorrência de abortos, morte e reabsorção embrionária, nascimento de terneiros fracos, resultando em aumento do intervalo entre partos e diminuindo a rentabilidade da atividade.

Para o controle dessas enfermidades, o uso de vacinas reprodutivas é a alternativa mais viável para proteger os rebanhos e evitar os problemas de perdas de gestação. As vacinas atuam induzindo imunidade específica somente contra determinados agentes que fazem parte de sua composição, controlando a disseminação destes agentes no rebanho, sendo necessárias outras medidas preventivas relacionadas ao manejo ambiente e nutrição.

A interação entre os aspectos sanitários e a eficiência reprodutiva em bovinos é de grande importância. Os diferentes agentes infecciosos podem afetar a reprodução das fêmeas e machos de diferentes formas:
• Alterando a qualidade e quantidade de óvulos e espermatozoides;,
• Dificultando ou impedindo a fecundação,
• Alterando o ambiente ideal para desenvolvimento do embrião,
• Provocando morte embrionária ou causando abortos.

Estes efeitos se traduzem, principalmente, em algumas situações ou sinais clínicos, como falha de fertilidade, evidenciada por maior número de serviços por concepção, perdas de gestação em diferentes períodos e problemas ao parto ou após o mesmo com presença de terneiros fracos no rebanho.

Medidas efetivas: Para controle de doenças reprodutivas, o produtor tem a disposição vacinas que controlam estas enfermidades, IBR, BVD, Leptospirose e Campilobacterioses em bovinos. O uso das vacinas é um ponto chave para alcançar os resultados reprodutivos necessários para não haver perdas de gestação.

O momento para vacinar: Para garantir a eficiência no controle das doenças reprodutivas, o uso de vacinas deve ser feito de forma correta, no momento certo de acordo com o sistema de criação envolvido na fazenda.

A Bovigen Repro Total Selênio, da Virbac do brasil, é a vacina Reprodutiva mais completa do mercado, protegendo para 8 tipos de leptospirose, 2 tipos de IBR, 2 tipos de BVD e 3 tipos de campilobacterioses, totalizando proteção efetiva para 15 diferentes doenças que podem afetar a reprodução dos bovinos.

A relação custo benefício de um programa de imunização é altamente viável para obtenção de um número maior de terneiros nascidos e como consequência disto o aumento efetivo da rentabilidade da atividade, seja na pecuária de leite ou na pecuária de corte.

Para conhecer nossos protocolos, procure nossa equipe técnica e obtenha mais informações que irão lhe ajudar a alcançar o máximo lucro com a atividade.

Bovigem Repro Total SE – Quem faz conta vacina – Quem vacina obtém os melhores resultados.

Quer saber mais sobre estes produtos e outras dicas?  Acesse nosso site http://www.bassopancotte.com.br/