Institucional Produtos Blog Vídeos Trabalhe Conosco Contato Privacidade Compre Online

Evitando estresse durante a desmama de bezerros

O momento do desmame, que consiste na separação do bezerro da vaca e interrupção da amamentação, é considerado um dos momentos mais críticos da produção animal por ser um período de muito estresse para ambos. O manejo adequado dos animais nesse momento é fundamental para reduzir as perdas na produção e melhorar o desempenho futuro dos animais. Para isso é importante escolher o melhor momento e a melhor forma de realizá-lo.

O principal objetivo do desmame em bovinos de corte é poupar a vaca do estresse da amamentação, sem prejudicar o desenvolvimento do terneiro. Com um retorno mais rápido da vaca para a atividade reprodutiva ou produtiva. Pesquisas indicam que a partir dos três meses de idade, o terneiro depende pouco do leite da vaca e começa a adquirir nutrientes de outras fontes como o pasto e suplementos. Os principais fundamentos do desmame são: não existe um momento fixo para fazer o desmame, devemos sempre avaliar a época do ano que vamos realizar este desmame e devemos sempre beneficiar a vaca sem prejudicar o desenvolvimento do terneiro.

Existem alguns fatores que devemos considerar na escolha do tipo de desmame:

Peso e idade da vaca, época de parição, escore de condição corporal da vaca, produção leiteira, indicadores reprodutivos, idade e peso do terneiro, quantidade e qualidade de alimento disponível, entre outros.

Existem vários tipos de desmames, a separação total do terneiro e da vaca são os métodos mais comuns e mais práticos e são divididos conforme a idade do terneiro:

Desmame com 1 ano de idade (praticamente não mais utilizado), desmame com 7 meses de idade: é o mais utilizado em criações de bovinos de corte; Desmame com 4 – 5 meses, também chamado de desmame intermediário; Desmame precoce com 60 a 90 dias de idade; Desmame hiperprecoce com 35 dias de idade: não muito utilizado.

Existem também métodos com o afastamento limitado do terneiro da vaca, estes podem ser utilizados em combinação com os demais tipos listados acima.

Desmame com uso de tabuleta: 

Este tipo de desmame causa menos estresse comparado ao desmame tradicional, visto que não ocorre separação total do terneiro da vaca, neste tipo de desmame é utilizado um dispositivo na narina do terneiro que impede a mamada, resultados de pesquisas mostram que não tem diferença no desempenho dos terneiros desmamados com esta técnica comparados com o desmame tradicional, mas existe um grande beneficio para a vaca em termos de melhora na condição corporal.

Desmame com amamentação controlada: 

Este tipo de desmame preconiza a diminuição da amamentação, com considerável aumento sobre a taxa de prenhez. Além de poupar a mãe de frequentes mamadas, esse processo vai acostumando o terneiro para a desmama definitiva. A amamentação controlada consiste em permitir a permanência do terneiro com a mãe durante dois curtos períodos do dia, entre 6 e 8 horas e das 16 às 18 horas, a partir do 30º dia de vida. Esse método exige muita mão de obra.

Desmame temporário:

Consiste em separar o terneiro da vaca, por um período de 48 a 72 horas, a partir de 40 dias após o parto. O efeito da interrupção temporária do estímulo da amamentação promove o restabelecimento do ciclo estral, ou seja, o aparecimento do cio, podendo melhorar a taxa de concepção das vacas em até 30%. Entretanto, sua eficácia dependerá da condição corporal da fêmea, por ocasião de sua utilização.

Desmame tradicional com 6 – 8 meses de idade (separação total do terneiro da vaca):

Em geral, a desmama é realizada quando o terneiro possui entre 6 a 8 meses de idade. Nessa idade, ele já possui condições suficientes para utilizar forragem sólida como fonte principal de energia.

Como realizar a desmama de maneira menos traumática?

Contato visual:

Nos primeiros dias após a desmama, manter os animais próximos, separados apenas por uma cerca permite que os animais mantenham contato visual, ficando mais tranqüilos e facilitando a adaptação

Ambiente:

Para que a adaptação dos animais ocorra de forma tranquila, é fundamental que os animais possam estar confortáveis em seus ambientes. Por isso algumas dicas devem ser levadas em consideração:

  • Os ambientes devem possuir sombreamento natural e proteção contra ventos para não causar estresse climático nos bezerros;
  • Evite aplicação de vermífugos ou castração durante o processo, se for fazê-las, opte por realizar em até quatro semanas antes da desmama;
  • Se for realizar o transporte dos animais, espere um intervalo de até 1 mês para que eles possam se adaptar e não se estressar durante as viagens.

O produtor deve proporcionar aos seus planteis as condições de manutenção e taxas constantes de crescimento e de produção. Assim poderá otimizar o rendimento do seu rebanho. Portanto, os animais devem receber um manejo sanitário correto e uma alimentação adequada, suprindo suas exigências nutricionais.

Seguindo algumas dessas dicas, o desmame poderá acontecer de forma prática, fácil, sem causar estresse para os animais e proporcionando uma qualidade de vida melhor para os mesmos. Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das nossas dicas e novidades.