Institucional Produtos Blog Cotação Online Vídeos Trabalhe Conosco Contato Acesso Cliente

A importância dos cuidados no pré e pós parto das vacas

No pré e pós parto do rebanho leiteiro a preocupação deve estar voltada para o bem estar desses animais, pois são as boas condições ofertadas a eles que vão contribuir para o aumento da produtividade. Esse processo produtivo é construído por um conjunto de atividades que se complementam e precisam estar em equilíbrio para que o resultado seja positivo.

Cuidados no pré e pós parto das vacas…

O processo se inicia aproximadamente 60 dias antes do nascimento dos bezerros. Nessa fase a glândula mamária está se regenerando para a nova lactação e as vacas precisam repor reservas para parir e produzir leite de qualidade, simultaneamente é o período que o feto mais se desenvolve, o que consequentemente acaba aumentando a demanda de nutrientes que vão da mãe para a cria.

Três semanas antes do parto, inicia-se o período de transição, onde começa uma ação preventiva conhecida por ”Dieta Aniônica”. Um concentrado de sais minerais à base de sulfatos e cloretos é introduzido na dieta para evitar a febre do leite e complicações como retenção de placenta, metrite e mastite.

No pré parto as vacas ficam com a imunidade muito baixa então é o momento ideal de vaciná-las e medicá-las respeitando as recomendações dadas pelo médico veterinário. Após o parto é o momento em que o produtor mais lucra e conjuntamente o momento em que o produtor mais tem que dar atenção a esse animal, pois devido ao pico de lactação eles precisarão de uma dieta com proteínas e energia extra.

Passada a preparação pré, o parto e esse pós do pico de lactação é a famosa hora das vacas secas. Depois de meses de lactação, é a hora de realizar a secagem para preparar essa fêmea para a próxima lactação. Essa secagem pode acontecer naturalmente e gradativamente ou com uma interrupção brusca, com uma última ordenha e a partir de então esse animal não recebe mais estímulos para a lactação.

Mesmo a natureza sendo perfeita no que faz, com o passar do tempo conseguimos melhorar de forma significativa a qualidade de vida dos animais. No caso do pré e pós parto bovino é possível – e necessário – analisar balanço energético, distúrbios metabólicos, produção de leite e a condição corporal das vacas para complementar o que for necessário.

Proporcionando um ambiente agradável, confortável e acima de tudo com saúde para os animais, conseguimos garantir qualidade da produção e alta produtividade a longo prazo.

Gostou do assunto? Confira também o Protocolo de secagem – Terapia da vaca seca e Como evitar estresse durante a desmama de bezerros.