Institucional Produtos Blog Cotação Online Vídeos Trabalhe Conosco Contato Acesso Cliente

Alimentação das aves: saiba mais sobre a dieta ideal

Buscamos sempre o melhor para o dia a dia dos nossos animais, porém quando esse assunto é alimentação de aves e pássaros as coisas não são tão simples assim, pois não existe uma regra ou uma dieta pré estabelecida. Cada espécie de ave tem uma particularidade: umas comem frutos, outras grãos, outras insetos, néctar de flor, peixes, carne de animais vivos ou mortos e onívoros.

Partindo do pressuposto que as aves são diferentes, possuem necessidades diferentes, além de comidas diferentes, o primeiro passo para seguir uma dieta ideal é certificar-se de que o alimento que você está comprando é para a espécie do seu pássaro e na quantidade que ele precisa. No mais, é importante que esse bichinho tenha uma dieta onde contenha todos os nutrientes que ele precisa, como: proteínas, gorduras, vitaminas e etc.

A alimentação das aves é de grande importância quando de boa qualidade porém ela não consegue fazer tudo sozinha, necessitando então de suplementos nutricionais. Suplementos esses que serão aliados na manutenção da saúde do seu animal de estimação, como: vitaminas, aminoácidos, antibióticos e vermífugos.

Tendo em vista a importância da suplementação vitamínica separamos algumas funções e sintomas de deficiência de algumas das vitaminas normalmente suplementadas, para lhe mostrar. Vamos lá?

O que cada vitamina faz?

– Vitamina A: É a vitamina ideal para uma ótima visão, reprodução, manutenção dos tecidos e desenvolvimento do tecido ósseo. A deficiência dela causa redução de crescimento, cegueira e problemas de fertilidade.

– Vitamina D: Sua principal função é manter os níveis de cálcio e fósforo adequados no organismo. A deficiência severa dessa vitamina causa raquitismo e a osteomalácia.

– Vitamina E: Antioxidante natural, importante na reprodução e na resposta imune. A deficiência de vitamina E causa diátese exudativa, encefalomalácea, distrofia muscular, problemas de eclosão e de fertilidade em machos.

– Vitamina K: É a vitamina fundamental no processo de coagulação do sangue. Sua ingestão em quantidades insuficientes resultará em distúrbios na coagulação sanguínea.

– Vitamina C: Responsável pelas funções de oxidação e redução nas células e na produção de colágeno. Também protege as células contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres.

– Vitamina B1: Envolvida no metabolismo dos carboidratos e no funcionamento do sistema nervoso. Sua deficiência está associada à síndrome da morte súbita, distúrbios do sistema nervoso, atrofia e depressão do crescimento.

– Vitamina B2: Está envolvida no metabolismo de proteínas e lipídios. Entre os principais sintomas de deficiência, está a depressão no crescimento, aumento da conversão alimentar e a curvatura anormal dos dedos (para dentro).

– Vitamina B6: Está envolvida no metabolismo de proteínas, mas também participa no metabolismo lipídico, de carboidratos e de minerais. A deficiência de B6 causa inflamações cutâneas, alterações do sistema nervoso periférico e central e levam à depressão do crescimento.

Importantes para o metabolismo e saúde do animal, as vitaminas são indispensáveis para que todas funções fisiológicas acontecem perfeitamente e a saúde das aves esteja em perfeito estado para o manejo.

Conheça nossa Linha de Acessórios para Pássaros e garanta o melhor para os seus. Acesse CLICANDO AQUI!