Institucional Produtos Blog Vídeos Trabalhe Conosco Contato Acesso Cliente

Chegou o outono…

E com ele a exigência de termos alguns cuidados com aqueles que são nossos companheiros em todas as estações, nossos Pets!

O outono apresenta mudanças de temperatura, aumento do frio, diminuição de incidência solar e por isso devemos ficar atentos aos nossos animaizinhos para prevenir doenças.

Nessa época do ano é comum aumentar a incidência de algumas doenças, principalmente respiratórias como gripe, rinite, rinotraqueite, bronquite e pneumonia. Mas outras doenças também podem se manifestar nesse clima, como alergias que envolvem tosses alérgicas, ressecamento dos olhos levando a complicações oftálmicas, cinomose e também pode ocorrer a piora de doenças articulares como artrite e artrose. A proliferação de carrapatos também pode aumentar durante o outono devido as pastagens estarem mais secas e propensas a reprodução desses parasitas que podem transmitir doenças a cães e gatos.

É importante que mantenhamos os nossos pets bem aconchegados nessa época, colocando cobertas em suas caminhas e até mesmo o uso de roupinhas, principalmente em filhotes e idosos, pois apresentam maior dificuldade em regular a temperatura corporal. O fornecimento de água e alimentos deve seguir o mesmo e o recomendado para cada animal. Ao notar espirros, roncos e coriza, assim como dificuldade em apoiar os membros, leve ao veterinário que fará a avaliação médica do seu animal e lhe passará o melhor tratamento e recomendações.

Procure manter seus animais ativos com brincadeiras dentro de casa e em relação aos passeios optar por horários em que a temperatura esteja mais amena como no meio da tarde, é importante manter o mesmo nível de atividade física e exercícios em todas as estações. Os banhos devem ser dados com produtos hidratantes, sendo comum as estações mais frias provocarem o ressecamento da pele e pelo do animal levando ao desenvolvimento de dermatites. A forma mais importante de prevenir qualquer doença é manter a profilaxia dos animais, com visitas regulares ao médico veterinário e principalmente mantendo o calendário vacinal em dia, pois só as vacinas garantem a imunidade das principais patologias aos nossos amados companheiros.

Atualmente estamos em alerta mundial em relação ao Coronavírus, o COVID-19 que atinge os humanos e provoca complicações respiratórias, semelhante ao vírus da gripe e mais comuns em épocas mais frias do ano não é o mesmo que atinge nossos pets. Apesar de pertencerem à mesma família (Coronaviridae), são de gêneros diferentes. Os que acometem humanos são Betacoronavirus não ocorrendo transmissão aos animais e os que acometem animais são Alphacoronavirus não ocorrendo transmissão aos seres humanos. Em relação ao COVID-19 também não há comprovações cientificas de transmissão entre seres humanos e animais.

Nos cães o coronavírus provoca gastroenterite, ou seja, afeta o sistema digestivo, causando diarreias, principalmente nas duas primeiras semanas de vida, já em gatos a doença provocada é a Peritonite Infecciosa (PIF) e pode ocorrer em qualquer idade, causando acumulo de fluído no peito ou no abdômen ou crescimento de nódulos nos órgãos internos dos animais. Ambas apresentam formas de prevenção e tratamento que deve ser sempre orientadas pelos médicos veterinários.

Agora que já vimos os cuidados básicos com nossos pets no outono e esclarecemos as diferenças entre os coronavírus, seguem dicas de produtinhos da Virbac que podem ser parceiros nessa época (e nas outras também)!

– Para a prevenção aos carrapatos a família EFFIPRO® garante proteção por 30 dias e só ela apresenta um versão em Spray que pode ser utilizada a partir dos 2 dias de vida. Para cães também tem o DEFENDOG® que garante 30 dias de proteção.

– Para banhos hidratantes tem o EPISOOTHE® Shampoo e EPISOOTHE® Condicionador, a base de aveia coloidal acalmam e hidratam a pele e pelo dos animais.

– Por último e mais importante, as vacinas:

Canigen® CH(A₂)P/L é indicada para a imunização de cães contra a cinomose, hepatite contagiosa, adenovirose, parvovirose e leptospirose.

Feligen® CR/P é indicada para a imunização de gatos contra calicivirose, rinotraqueíte e panleucopenia e Feligen® CRP/R que apresenta também imunização contra a raiva.

Canigen® R é indicada para a imunização de cães e gatos contra a raiva.

 

Rafaela Zini Machado

Gestora Técnica Virbac Pet | Basso Pancotte