Institucional Produtos Blog Vídeos Trabalhe Conosco Contato Acesso Cliente

Coça daqui…coça dali… Não sei mais o que fazer para o meu animalzinho parar de se coçar!!

Essa coceira, chamada de Prurido pode ser muitas vezes causada pelos terríveis ectoparasitas, que nada mais são do que pulgas, carrapatos ou até mesmos mosquitos.

Sabemos que nossos animais mesmo tendo o mínimo contato com o meio externo (fora de casa), estão disposto a serem infestados por algum desses parasitas. As pulgas que infestam gatos e cães (Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis) podem estar escondidas em qualquer lugar do ambiente, como por exemplo, em frestas de tábuas, camas dos animais, tapetes, entre outros locais, onde ficam aguardando um hospedeiro para que possam se alimentar de seu sangue.  Além do incômodo que as mesmas causam devido a sua infestação, no momento que picam para se alimentar, essa picada causa irritação local, e alguns animais e também pessoas tem alergia a sua saliva, nos animais chamamos essa alergia de DAPE (Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasitas).

Os carrapatos são encontrados com maior facilidade nos ambientes externos, como parques, até mesmo hotéis para cães (se todos os animais que estiverem ali não forem desparasitados), quintais, porém eles também podem entrar nas residências grudados em sapatos, caixas, roupas, e uma vez parasitando o animal, pode causar algumas complicações para sua saúde. Entre as doenças estão a Babesiose que causa uma anemia severa no animal, com febre de 41°C e até mesmo sinais neurológicos, e a Erliquiose, que apresenta vários sintomas, desde uma febre de 40,5°C até sangramento nasal, entre outros.

E os mosquitos? Esses estão em toda parte! Além de transmitir doenças para nós humanos, eles também transmitem doenças para os animais. Sua picada é dolorosa, causa muitas vezes irritação no local e ainda, em animais alérgicos o caso pode se agravar. As principais doenças transmitidas por mosquitos em animais são a Dirofilariose (verme do coração) e também a Leishmaniose, ambas zoonoses  ou seja, podem ser transmitidas para os seres humanos.

E como diz aquela frase: “prevenir é melhor que remediar”, a Virbac tem em sua linha produtos que irão proteger os animais contra esses terríveis ectoparasitas.  Contra pulgas e carrapatos para cães, e pulgas em gatos, existe o Effipro®, um medicamento em forma de pipeta que tem aplicação tópica, e pode ser aplicado logo após o banho desde que o animal esteja seco. Este medicamente protege os animais por até 30 dias contra pulgas e carrapatos. O Effipro® também tem sua apresentação em forma de spray onde possui o efeito knock down (ação imediata) contra pulgas e carrapatos, e pode ser usado em filhotes a partir de 2 dias de vida. Sua ação estende-se por até 2 semanas contra carrapatos e 4 semanas contra pulgas. A Virbac também tem outro medicamento usado apenas em cães, o Defendog ® Spray, que além de proteger contra pulgas e carrapatos( efeito knock down) , ele funciona como repelente do mosquito transmissor da Leishmaniose, e é resistende a água.

Mas lembre-se sempre procure um médico veterinário para tirar quaisquer dúvidas, ou  saber qual o melhor produto para prevenir seu AUmigo contra dessas doenças terríveis que podem acomete-lo!

Muito Obrigada!

M.V. Patricia Schram, Promotora Técnica Linha Virbac Pet – Basso Pancotte