Institucional Produtos Blog Cotação Online Vídeos Trabalhe Conosco Contato Acesso Cliente

Felv Felina: entenda mais sobre a leucemia em gatos

A leucemia felina é uma doença causada por um vírus que afeta exclusivamente os bichanos. Perigosa e preocupante, os efeitos da Felv são semelhantes aos da leucemia em seres humanos e tão graves quanto, com o animal podendo vir a óbito. Mas calma, vamos te explicar certinho como acontece a infecção, os sintomas e o que pode-se fazer para prevenir. Vamos lá?

Como acontece a transmissão e quais os sintomas da Felv?

A transmissão da Felv se dá única e exclusivamente pelo retrovírus Felv (Feline Leukemia Virus). A leucemia felina é transmitida através do contato de gatos saudáveis com a saliva, as fezes, o leite e a urina de outros gatos que por sua vez são portadores do vírus.

É possível gatos saudáveis entrarem em contato com o vírus e não desenvolverem a doença? É! Existem gatos que produzem uma resposta imune eficaz e eliminam o vírus. É importante salientar que a Felv não é transmitida para humanos e outros animais.

Trata-se de uma doença felina que pode ser passada apenas através deles mesmo, por isso atenção no compartilhamento de potinhos de alimento, água e caixas de areia. Gatas infectadas também merecem um cuidado extra pois há chances de passar a doença para seus filhotes via transplacentária.

Como já sabemos, nem todos os felinos contraem a doença porém nos casos em que o sistema imunológico do pet não é capaz de combatê-lo, os principais sintomas da Felv são anemia, anorexia, apatia, febre, perda de peso, problemas respiratórios; em casos mais avançados quadros crônicos de inflamação e desenvolvimento de tumores como, por exemplo, o linfoma.

O que fazer para prevenir a Felv?

Sabe-se que não existe a cura para a leucemia felina, porém é possível prolongar e melhorar a qualidade de vida do seu pet e garantir uma evolução considerável. Porém, como já diz o ditado, melhor prevenir do que remediar, não é?

Portanto, para garantir que você não tenha um episódio de Felv dentro de casa, você deve manter a saúde e o bem-estar do seu gato em dia. Oferecendo uma ração de qualidade, comedouros, bebedouros e caixas de areia individuais, visitas regulares aos veterinários.

A vacinação em dia e adequada também é um fator importante, juntamente com a castração que inibe alguns comportamentos do gato, diminuindo a chance de contato com outros felinos infectados.

Mantenha a saúde do seu felino em dia e em qualquer mudança de atitude, aparência e comportamento contate um médico veterinário especialista. A vida dos nossos companheiros é muito importante para deixarmos para depois.