Institucional Produtos Blog Vídeos Trabalhe Conosco Contato

O MÉDICO VETERINÁRIO E A SAÚDE ORAL DO SEU PET

VOCÊ ESTÁ ATENTO AS OPORTUNIDADES DE AVALIAR A SAÚDE ORAL DO SEU MELHOR AMIGO?

Fique ligado nas dicas…

Olá, me chamo Márcio Irala, sou MSc. Médico Veterinário e Gestor Técnico da Linha Virbac Pet na Empresa Basso e Pancotte.

Hoje vou falar um pouquinho sobre a principal alteração na saúde oral dos nossos amiguinhos e das oportunidades que devemos estar atentos para obter a avaliação clínica do profissional veterinário.

Antes de tudo, precisamos nos conscientizarmos de que a saúde oral no âmbito da Medicina Veterinária deve ser compreendida com a devida importância que a mesma constitui à saúde dos animais, jamais como algo desnecessário.

A alteração mais prevalente na saúde oral de cães e gatos é a doença periodontal, um processo evolutivo que, se não tratado, pode causar danos irreversíveis ao seu melhor amigo. Cerca de 70% dos felinos e 80% dos cães em torno do segundo ano de vida são acometidos. A causa fundamental para o desenvolvimento dessa alteração é a aderência de bactérias orais aos dentes que, culmina com a formação de uma substância chamada placa bacteriana. O crescimento bacteriano e o aumento das bactérias gram-negativas em detrimento das gram-positivas, são os fatores que dão início ao processo inflamatório, inicialmente denominado de gengivite, processo este que é reversível mediante profilaxia. Entretanto, se houver a negligencia de cuidados adequados que possam reverter o quadro, ocorre então, a evolução da doença com o envolvimento de estruturas mais profundas do periodonto, esse estágio da doença é conhecido como fase tardia e tem como principal característica ser um processo irreversível, o qual chamamos de periodontite.

As consequências da doença periodontal podem ser locais e sistêmicas, sendo ainda possível estar associada a outras doenças como diabetes mellitus, neoplasias e inflamação sistêmica.

Mas então Doutor…

Em quais oportunidades posso solicitar uma avaliação da saúde oral do meu pet?

Vejo que você é um tutor comprometido com a saúde do seu animalzinho de estimação, você compreende que os cuidados básicos de manejo e a prevenção de doenças é a forma mais eficaz de prolongar a saúde do seu pet. Por isso quero compartilhar com você alguns momentos que são extremamente oportunos para solicitar a avaliação da saúde oral ao Médico Veterinário de confiança.

Vacinação – Aproveite o momento da aplicação da vacina, você já está com o seu animal na mesa de avaliação do consultório do profissional veterinário, não perca essa oportunidade.

Exames de Check-up – Você levou o seu pet a clínica para ser submetido a alguns exames, durante o intervalo entre um exame e outro, solicite ao Médico Veterinário uma avaliação da saúde oral do seu melhor amigo.

O que posso fazer para evitar que meu pet tenha doença periodontal?

Sabemos que a causa fundamental para a ocorrência da doença periodontal é a aderência de bactérias orais aos dentes. A partir disso, nossa missão é prevenir a formação da placa bacteriana que pode se fixar em definitivo aos dentes limpos em um espaço de 24 horas.

A Virbac é uma empresa líder mundial no segmento de saúde oral em animais de companhia e acredita que a saúde começa pela boca. Os produtos da linha Virbac Pet, possuem tecnologia avançada com comprovada eficácia, proporcionando mais que palatabilidade, uma alta proteção a saúde oral dos animais.

A pasta C.E.T (Complexo Enzimático Tiocianato) é um desses produtos que com a tecnologia enzimática, promove uma ação abrasiva, impedindo a formação da placa bacteriana através de sua utilização diária na escovação dentária dos nossos peludos.

É importante enfatizar que a doença periodontal é progressiva, por isso não deixe de consultar o Médico Veterinário mais próximo de você, ele lhe dará todas as orientações necessárias e fará o procedimento mais adequado a situação clínica do seu pet.