Institucional Produtos Blog Vídeos Trabalhe Conosco Contato

O que é a Otite e como tratar?

Olá, me chamo Anderson Buchar, sou Médico Veterinário e Promotor Técnico da linha UCB Vet na Basso Pancotte.

Hoje vou falar para vocês sobre um assunto muito comum dentro da nossa rotina clínica com os nossos pets, que são as otites.

A otite é um processo inflamatório que envolve os tecidos de revestimentos e estruturas associadas ao ouvido de cães e gatos, sendo uma alteração dermatológica multifatorial, que representa mais de 20% dos atendimentos na clínica veterinária.

Ela pode ocorrer em um dos ouvidos ou ser bilateral, classificada de acordo com a sua localização, podendo ser externa, média e interna.

Esta doença pode ter origem alérgica, principalmente no caso do cão ou gato com dermatite atópica, que apresentam uma alteração da barreira de proteção da pele, lembrando que o ouvido é composto por pele, onde apresentam como sinais clínicos, muita coceira, vermelhidão no local e diminuição do espaço do conduto auditivo, normalmente sem secreção.

Também temos otite de origem fúngica, associada à crescimento exacerbado de fungos no ouvido, com secreção escura, as de origem dos ácaros, como a sarna de ouvido, com coceira intensa e secreção do tipo “borra de café”, muito comum nos gatos e as de caráter bacteriano, associado à colonização de bactérias nos ouvidos, com presença de pus amarelado. Muitas vezes essas otites são de caráter crônico e recidivantes.

O diagnóstico pode ser fundamentado na anamnese, sinais clínicos e no histórico aliado ao exame físico. Juntamente com os exames complementares como importantes métodos diagnósticos determinarão o tipo de otite: otoscopia, exames parasitológicos, citológico, cultura e antibiograma de cerúmen. O tratamento vai depender do tipo de otite que o Médico Veterinário vai encontrar dependendo do resultado dos exames.

Pensando no bem-estar animal, e na maior facilidade para o tutor fazer a aplicação do tratamento a UCB Vet criou o OTODEX, medicamento para curar otites em cães e gatos, com uma formulação eficaz e exclusiva no mercado, potente ação antibiótica, antifúngica e anti-inflamatória e não mancha o pelo e a pele do pet. À base de Enrofloxacina que se destaca pela sua alta eficácia terapêutica nas Pseudonomas, umas das principais bactérias causadoras das otites crônicas redicivantes, não apresentando ototoxicidade.

Possui também o Clotrimazol um antifúngico altamente específico para Malassezia, que é encontrado em mais de 80% dos casos de otites externas que tem baixa resistência aos fungos em geral e ainda a Betametazona, que além de atuar como um anti-inflamatório local, diminui as secreções ceruminosas o que facilita o tratamento e a cura do animal.

O Otodex é muito prático de ser utilizado com a sua nova cânula silenciosa, que deixa tudo mais fácil e prático na hora da aplicação, é uma cânula silenciosa que instila um jato único de produto, alcançando melhor o conduto auditivo e por ser silenciosa a mesma não assusta o paciente na hora da aplicação e não causa trauma.

Para um melhor resultado no tratamento recomenda-se a limpeza do conduto auditivo frequente em animais de raças consideradas predispostas ou em animais com historial de otite. Sendo assim recomendo o CERUCLEAN que é uma solução otológica desenvolvida para limpeza e desinfecção do conduto auditivo e pavilhão auricular dos cães e gatos, com substâncias que removem o excesso de cerúmen acumulados no ouvido. Contendo ácido bórico, mentol e polissorbato 80, com substâncias que fluidificam e removem o excesso de cerúmen acumulados no ouvido, além de neutralizar odores por conta do mentol em sua fórmula.

Pode ser utilizado antes das soluções terapêuticas na preparação do epitélio para o recebimento do tratamento, possui pH fisiológico além de ser antisséptico e adstringente.

Para finalizar, lembre-se que devemos sempre manter nossos pets com acompanhamento de um Médico Veterinário de sua confiança, prevenindo assim problemas que eles possam desenvolver, fazendo com que eles tenham uma qualidade de vida e sempre mantendo – os saudáveis para compartilhar bons momentos juntos!