Institucional Produtos Blog Cotação Online Vídeos Trabalhe Conosco Contato Acesso Cliente

O que são e qual a importância do uso de EPIs na agricultura

EPI é a sigla para Equipamentos de Proteção Individual, que consiste em todo acessório ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde. O uso do EPI é obrigatório pelo Ministério do Trabalho e a não utilização do mesmo pode ocasionar penalidades e ações trabalhistas para a empresa.

Na agricultura, por exemplo, são utilizados inúmeros produtos fitossanitários que nada mais são do que produtos químicos. Ele são importantes pois combatem pragas, doenças e plantas daninhas porém podem ocasionar intoxicações no trabalhador rural, que podem ocorrer através do contato com os olhos, nariz, boca e pele.

Um fato que é importante ressaltar é que todo EPI deve possuir o Certificado de Aprovação (C.A.) para garantir a qualidade e aprovação do produto e é obrigação do empregador repassar aos funcionários qual a utilidade de cada EPI e seu uso correto.

EPIs para Agricultura

Já sabemos o que é um EPI, qual a sua importância na agricultura e suas normas. Mas você sabe quais os tipos mais comuns utilizado no campo? Separamos alguns itens para explicar para vocês. Confira:

Luvas – Equipamento de extrema necessidade pois protege a parte do corpo com maior possibilidade de exposição, as mãos.

Respiradores – Mais conhecidos como máscaras, os respiradores têm o objetivo de evitar a absorção dos vapores e partículas tóxicas através dos pulmões.

Viseira Facial – De material transparente seu principal objetivo é a proteção dos olhos e do rosto contra respingos.

Jaleco e calça hidro-repelentes – Roupas de manga comprida que protegem tronco, membros superiores e inferiores devendo ser usados em quase todo tipo de aplicação.

Boné árabe (touca árabe) – Substitui o chapéu de abas largas e é hidro-repelente.

Avental – Produzido com material impermeável para maior segurança.

Botas impermeáveis – Devem ser preferencialmente de cano alto e impermeáveis. Não devem ser de couro.

Não foi atoa que o uso de EPI tornou-se obrigatório por lei, não é? Essencial, essa ferramenta de trabalho torna-se indispensável para a segurança do trabalho do homem do campo.